Foram selecionados alguns lugares que você não
pode deixar de ir. Inclua-os no seu passeio, e com espírito de
aventura e descoberta, esteja aberto para descobrir lugares não
inseridos nos guias e roteiros de viagem.
 |
Nome:
Cachoeira da Macumba
Tipo: Cachoeiras
Descrição: Estrada Itaipava - Teresópolis, km 13.
|
 |
Nome:
Cachoeira Véu da Noiva
Tipo: Cachoeiras
Descrição: Correas (Parque Nacional), na travessia Petrópolis / Teresópolis.
|
 |
Nome:
Catedral São Pedro de Alcântara
Tipo: Igreja
Descrição: Construção de 1884 em estilo neogótico francês. Em seu interior, destaca-se a Capela Imperial, onde estão os restos mortais de Dom Pedro II. Aberto de terça a domingo de 08h00 às 12h00 e de 14h00 às 18h00.

|
 |
Nome:
Centro de Cultura Raul de Leoni
Tipo: Centro Cultural/de Arte
Descrição: Espaço cultural da municipalidade onde abriga galeria de arte, teatro, cinema e biblioteca. Aberto de segunda a sábado de 13h00 às 20h00.
|
 |
Nome:
Fazenda Samambaia
Tipo: Construções Históricas
Descrição: Localizada em Petrópolis a Fazenda da Samambaia datada do Século XVIII, possui atrativos únicos e inesquecíveis como: A Casa Grande monumento em estilo colonial tombada pelo Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (IPHAN).
A Capela de Santo Antônio, primeira Matriz de Petrópolis, que fica na varanda da casa-grande, com seu altar todo em jacarandá belamente entalhado. A Fazenda pertenceu ao Cônego Luiz Gonçalves Dias Correia. (1780-1854). O Cônego nas primeiras décadas de 1800 recebeu várias Comendas, sendo nomeado por D.Pedro II, Cônego Honorário da Imperial Capela em 1843.
A Fazenda foi descrita por muitos naturalistas: Cunha Mattos, Saint Hilaire, Mawe , Luccock, Langsdorff , Eschwege, Itier. Castelneau entusiasmado descreveu a Fazenda como '... a mais bela morada.'
Em 1948 O Paisagista Roberto Burle Marx, projetou os lindos jardins que ficam em frente da casa.
Atualmente a Fazenda é sede do Instituto Samambaia de Ciência Ambiental. (ISCA), que busca atuar na pesquisa científica para a preservação e restauração da matas nativas, flora e fauna.
Na área de Educação Ambiental, recebe crianças e jovens promovendo visitas didáticasguiadas.Mensurando trabalhar a inclusão social promovendo cursos e oficinas, além de desenvolver muitas atividades. Constituída de um Orquidário e Bromeliário, horta orgânica , loja de produtos orgânicos, delicatessen e o Restaurante Taverna do Cônego.
A Fazenda Samambaia aguarda sua visita!
Agendamentos:
Glória Rinaldi
Telefone: 24 -2242-3478
grinaldi@fazendasamambaia.org.br
 |
|
 |
Nome:
Gruta do Presidente
Tipo: Grutas/Cavernas/Minas
Descrição: Vale do Bomfim no Parque Nacional em Correias. O presidente Getúlio Vargas acampava junto á pedra onde está a gruta.
|
 |
Nome:
Museu Casa de Santos Dumont
Tipo: Museu
Descrição: Foi residência de Alberto Santos Dumont, pai da aviação, sendo conhecida como "A Encantada". Aberta de terça a domingo de 9h30 às 17h00.
|
 |
Nome:
Museu Casa do Colono
Tipo: Museu
Descrição: Casa com paredes de pau-a-pique, construída em 1847. Pertenceu à família do colono alemão Johan Gottlier Kaiser e caracteriza-se por móveis e peças originais. Aberto de terça a domingo de 09h30 às 17h00.
|
 |
Nome:
Museu Imperial
Tipo: Museu
Descrição: Palácio construído em estilo neoclássico para ser residência de Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina. Destaca-se a coroa e o manto Imperial, móveis, jóias, porcelanas e peças. Aberto de terça a domingo de 11h00 às 17h30 e em espetáculos de som e luz às quintas e sextas feira (20h00) e aos sábados (20h00 e 21h15).

|
 |
Nome:
Palácio de Cristal
Tipo: Centro Cultural/de Arte
Descrição: Por iniciativa do Conde D'Eu, foi construído na França em estrutura pré-moldada de ferro fundido e inaugurado em 1884 para abrigar exposições de produtos agrícolas. Hoje abriga eventos culturais. Aberto de terça a domingo de 09h00 às 17h30.

|

|
|